SPREAD Ped LATAM Iberia

“SPREAD Ped LATAM & IBERIA – Sepsis PREvalence Assessment Database in Pediatric population in Latin America, Spain and Portugal”

Perfil epidemiológico da sepse em unidades de terapia intensiva pediátricas de hospitais da América Latina, Espanha e Portugal

Estudos epidemiológicos são de grande importância para avaliar a incidência e as características de determinada doença e assim, auxiliar no direcionamento de políticas de saúde pública. O SPREAD Ped é o estudo epidemiológico mais recente, de caráter nacional, que avaliou a prevalência e a letalidade por sepse grave e choque séptico em crianças de UTI brasileiras. De acordo com os dados desse estudo, a mortalidade por sepse em crianças no Brasil é de 19,6%, com diferenças importantes nas diversas regiões brasileiras e na disponibilidade de recursos. Além de confirmar dados anteriores de que a letalidade brasileira é elevada, o estudo mostrou que são fatores ligados ao aumento da mortalidade: a gravidade dos pacientes, a idade, e fatores passíveis de prevenção como a presença de infecção hospitalar e um status vacinal incompleto ou desconhecido. Dados globais de epidemiologia da sepse pediátrica são limitados, particularmente em países de baixa e média renda. Dados epidemiológicos de sepse pediátrica são escassos na América Latina. Os estudos disponíveis na literatura de sepse grave e choque séptico em pacientes pediátricos, em geral, envolvem poucos pacientes, com patologias específicas, não são multicêntricos ou ainda retrospectivos com análises de dados governamentais sem, portanto, ter a representatividade necessária que reflita a prevalência de casos nesta população específica. O presente estudo tem como objetivo avaliar a prevalência, a adequação do tratamento e a mortalidade da sepse e choque séptico nas unidades de terapia intensiva pediátricas dos hospitais da América Latina, Espanha e Portugal. Este estudo será formado por uma amostra aleatória num único dia em todas as instituições envolvidas. Nesse dia, todos os pacientes pediátricos com sepse e choque séptico internados nas unidades de terapia intensiva pediátricas participantes serão incluídos. Os dados de prevalência, taxas de aderência aos pacotes de tratamento e mortalidade serão comparados entre os diferentes países bem como entre os diferentes segmentos do hospital.

– Comitê diretivo do estudo:

Grupo coordenador 

Daniela Carda de Souza: Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês. Doutora em Ciências pelo Departamento de Pediatria da FMUSP. Médica da UTIP do Hospital Universitário da USP. Médica do UTIP do Hospital Sírio Libanês (SP). Presidente atual do Instituto Latino Americano de Sepse.

Cláudio Flauzino de Oliveira: Doutor em Ciências pelo Departamento de Pediatria da FMUSP. Membro do Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS)

Jaime Fernández-Sarmiento: Jefe Post-grado Cuidado Intensivo Pediátrico / Profesor Asociado Facultad de Medicina Universidad de La Sabana. Director UCI Pediátrica Fundación Cardio-infantil IC. Vicepresidente Sociedad Latinoamericana de Cuidados Intensivos Pediátricos (SLACIP)

Roberto Jabornisky: Universidad Nacional del Nordeste, Corrientes, Argentina. LARed Network, Montevideo, Uruguay. SLACIP Sociedad Latinoamericana de Cuidados Intensivos Pediátricos, Monterrey, Mexico.

Juan Camilo Jaramillo-Bustamante: Unidad de Cuidado Crítico Pediátrico. Hospital Pablo Tobón Uribe, Medellín. Colombia, Unidad de Cuidados Intensivos. Hospital General de Medellín Luz Castro de Gutiérrez E.S.E. Medellín, Colombia, Docente cátedra. Departamento de Pediatría, Facultad de Medicina, Universidad de Antioquia, Red Colaborativa Pediátrica de Latinoamérica (LARed Network).

Flávia Ribeiro Machado: Professora Livre Docente e Chefe do Setor de Terapia Intensiva da Disciplina de Anestesiologia, Dor e Terapia Intensiva da Universidade Federal de São Paulo. Coordenadora científica do Instituto Latino Americano de Sepse. Membro do Comitê Executivo e do Comitê Científico da BrazilianResearch inIntensiveCare Network (BRICNET).

– Carta convite oficial: Arquivo
– Instituição Patrocinadora: Instituto Latino Americano de Sepse
– Solicitação de Isenção do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE): Arquivo
– Sinopse do estudoArquivo
– Parecer consubstanciado do CEP: Arquivo
– Projeto de pesquisa: Arquivo
Manual SPREAD Ped LATAM & Iberia: Arquivo
Treinamento SPREAD Ped LATAM & Iberia: Arquivo
– Status do estudo: em andamento

Compartilhe

Relacionados

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento e nossa política de privacidade.