Para muitas pessoas, sobreviver a um episódio de infecção grave (sepse) representa o início de uma jornada de recuperação. Incapacidades físicas, cognitivas e de saúde mental são muito frequentes entre pessoas que estão se recuperando da sepse. Estas incapacidades são tipicamente duradouras, subdiagnosticadas e trazem um grande impacto na qualidade de vida tanto do paciente quanto de seus familiares. Felizmente, a maioria das sequelas pós-sepse são reversíveis através de um adequado processo de reabilitação.
O Reabilita Sepse é uma iniciativa voltada para a educação de sobreviventes de sepse e seus familiares sobre reabilitação e qualidade de vida após infecção grave. O projeto é uma parceria sem fins lucrativos entre o Instituto Latino Americano da Sepse e a bioMérieux.
O principal objetivo é disseminar conhecimento útil e significativo para sobreviventes de sepse e seus familiares sobre o processo de reabilitação física, cognitiva ou de saúde mental após a sepse. De forma a assegurar a confiabilidade dos informações produzidas, todo conteúdo desenvolvido passa por um processo de validação por um comitê curador composto por uma equipe interdisciplinar de experts na temática abordada, representantes de sobreviventes de sepse e representantes de familiares de pacientes acometidos pela sepse.