NOTA SOBRE TRIAGEM DE SEPSE EM CASOS SUSPEITOS DE COVID-19

Em 30 de janeiro, a Organização Mundial da Saúde declarou o Novo Coronavírus 2019 (SARS-CoV-2 *) uma emergência de saúde global, declarando-o um “surto sem precedentes”.
A definição atualmente aceita de sepse é uma disfunção orgânica com risco de vida causada por uma resposta desregulada do hospedeiro à infecção. A partir de informações atualmente disponíveis em casos clínicos de COVID-19, parece que uma pequena porcentagem de infecções por COVID-19 pode resultar em tal disfunção orgânica e morte.
Diante deste cenário, o Instituto Latino Americano de Sepse – ILAS, esclarece às suas instituições parceiras:

Triagem:
– A abertura de protocolo sepse para pacientes que se apresentem com síndrome gripal associada (febre acompanhada de um dos seguintes sintomas: tosse, amigdalite, coriza, faringite e/ou dispnéia com início nos últimos 7 dias) deve ser feita a partir da presença de disfunção orgânica, considerando que o excesso de sensibilidade pode ser prejudicial para os fluxos hospitalares mediante a pandemia.
Para os demais pacientes, sugerimos manter os mesmos critérios já adotados pela instituição.


Registro no sistema ILASOnline:
– Os pacientes devem reportados normalmente no site ilasonline.org.br. Perguntas referentes ao Coronavírus serão acrescentadas nos próximos dias para posteriormente avaliarmos o impacto dessa pandemia dentro do Protocolo Sepse para às instituições.


Equipe ILAS

Compartilhe

ÚLTIMAS NOVIDADES

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento e nossa política de privacidade.