Sobre o Dia Mundial da Sepse (DMS)

SOBRE O DIA MUNDIAL DA SEPSE (DMS)

O Dia Mundial da Sepse (DMS), celebrado anualmente no dia 13 de setembro, foi proposto pela Aliança Global para Sepse (Global Sepsis Alliance) em 2012 e, desde então, eventos são realizados com o objetivo de aumentar a conscientização sobre sepse em todas as partes do mundo.
No Brasil, durante todo o mês de setembro, o Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS), coordena as ações desta campanha voltadas tanto para profissionais da saúde, quanto para o público geral, levando conhecimento para a população.
O DMS envolve campanhas internas nos hospitais, serviços de saúde e universidades, em ações voltadas para conscientização dos colaboradores, pacientes e familiares/cuidadores.

Nos últimos anos, o ILAS distribuiu materiais de divulgação sobre a sepse para mais de 500 hospitais em todas as regiões do país (flyers, folders, cartazes).
Além disso, nos últimos dois anos, realizamos eventos online e gratuitos com as atualizações mais importantes na área da sepse. São produzidos vídeos e outros materiais com o intuito de educar e alertar para os sinais de sepse, forma de tratamento e como reabilitar-se.

COMO PARTICIPAR DA CAMPANHA DMS?

Qualquer Instituição de saúde pode participar e colaborar para aumentar a conscientização da população sobre o problema de saúde que a sepse representa.

Incentivamos que os hospitais participem da Campanha orientando os pacientes sobre as formas de prevenção da sepse, os sinais de alerta que devem chamar atenção e quando devem ser encaminhados ao serviço de saúde. O reconhecimento precoce da sepse, além diagnóstico adequado e tratamento rápido, salvam milhões de vidas todos os anos.
As instituições de saúde podem também organizar campanhas internas de conscientização com distribuição de panfletos, cartazes, guias de orientação sobre a sepse e seus quatro pilares: prevenção, reconhecimento/diagnóstico precoce, tratamento adequado e reabilitação.
O importante é não deixar o mês de conscientização sobre sepse passar em branco!
Vamos divulgar a sepse entre população geral, profissionais de saúde, mídias, formadores de opinião, formuladores de políticas públicas e governadores.
Àqueles que organizarem as campanhas, sugerimos que postem as fotos e vídeos nas redes sociais com a hashtag #dms.

COMO AS CAMPANHAS DO DMS DO ILAS SÃO ORGANIZADAS?

As Campanhas do DMS são organizadas pela equipe do ILAS (para conhecer a equipe clique aqui www.ilas.org.br), com suporte dos profissionais de saúde envolvidos com o Instituto. O financiamento da Campanha é realizado através dos importantes apoios das empresas que entendem a sepse como um problema de saúde pública. Abaixo, veja os apoiadores da Campanha deste ano:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento e nossa política de privacidade.