Instituto Latino Americano de Sepse – Sepse em Foco - Nº 24 - Outubro - 2020
 

“Na pandemia da COVID-19, as pessoas estão morrendo de sepse”Dra. Flávia Machado

Confira a entrevista da CEO do ILAS, Dra. Flávia Machado, ao JAMA Network sobre o tema. Na entrevista, a médica diz que os óbitos relacionados à COVID-19 são por sepse.  Assista aqui

Atualização de dados de COVID-19 no banco de dados do ILAS - No espaço ILASOnline (www.ilasonline.org.br), os hospitais cadastrados que coletam dados de qualidade com o ILAS têm a oportunidade de inserir os casos atendidos suspeitos e/ou confirmados de COVID-19.
Até o momento, desde o início da pandemia, foram computados 3.455 pacientes com suspeita de COVID, dos quais 2.214 tiveram diagnóstico confirmado, ou seja, 64% dos casos suspeitos tiveram confirmação laboratorial para coronavírus.
Como esperado, a taxa de letalidade média das instituições se elevou, saltando de 40% para 55%. Esse dado é interessante para nos mostrar o impacto da doença nos casos de sepse das instituições.

Lembramos que pacientes com COVID-19 grave são pacientes sépticos de etiologia viral. Assim, eles devem ter protocolo aberto e ser acompanhados como tal. O ILAS disponibilizou uma nota com orientações sobre triagem desses pacientes. Acesse aqui o documento
  Voltar