Instituto Latino Americano de Sepse – Sepse em Foco - Nº 23 - Junho - 2020
 

Assembleia Mundial da OMS discute sobre a evolução do cuidado da sepse no mundo

No dia 18 e 19 de maio de 2020, ocorreu a 73ª sessão da Assembléia Mundial da Saúde em Genebra. O Diretor-Geral, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, relatou o progresso da resolução da OMS de 2017 sobre “Melhorando a prevenção, o diagnóstico e o manejo clínico da sepse”.

Avanços significativos na luta contra a sepse foram alcançados, como mostra a recente publicação no The Lancet para o estudo sobre sepse no Global Burden of Disease. A mortalidade por sepse diminuiu drasticamente nos últimos 20 anos. No entanto, o desafio permanece, como provam os 49 milhões de casos e 11 milhões de mortes anualmente, e são necessários mais recursos para melhorar os resultados na luta global contra a sepse.

A pandemia do COVID-19 confirmou que nossa capacidade de identificar e tratar a sepse é fundamental, pois, nos piores casos, as vítimas do COVID-19 realmente morrem de sepse. A sepse é "uma disfunção orgânica com risco de vida causada por uma resposta desregulada do hospedeiro à infecção". No caso do COVID-19, os efeitos no sistema respiratório são bem conhecidos, com a maioria das pessoas que necessitam de internação hospitalar desenvolvendo pneumonia de gravidade variável; no entanto, praticamente todos os outros sistemas orgânicos podem ser afetados. Isso é consistente com uma combinação de invasão viral direta e uma resposta desregulada do hospedeiro, originando sepse. Estudos recentes comprovaram que, em um número significativo de pacientes com COVID-19, ocorreu disfunção de múltiplos órgãos. Como atualmente não existem terapias comprovadas eficazes contra o próprio vírus, é evidente que o melhor tratamento com COVID-19 inclui um bom tratamento para sepse.

Para saber mais, acesse:

TRECHO TRADUZIDO SOBRE SEPSE DO RELATÓRIOS DE PROGRESSO DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE A73/32 DE 08 DE MAIO DE 2020

RELATÓRIOS DE PROGRESSO DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE A73/32 DE 08 DE MAIO DE 2020

PDF da GSA

  Voltar