Instituto Latino Americano de Sepse – Sepse em Foco - Nº 22 - Março - 2020
COVID-19 e o Protocolo de Sepse

Em 30 de janeiro, a Organização Mundial da Saúde declarou o Novo Coronavírus 2019 (SARS-CoV-2 *) uma emergência de saúde global.. ...

XVII Fórum Internacional de Sepse é adiado para 2021

Devido à pandemia do Coronavírus (COVID-19), informamos a todos que o XVII Fórum Internacional de Sepse foi adiado para os dias 20 e 21 de maio de 2021. “O mais importante nesse momento é a total dedicação de todos no combate à COVID-19”.

Diretrizes Pediátricas para o manejo de cho que séptico e doenças associadas à sepse foram publicadas em fevereiro de 2020

O médico Dr. Cláudio Flauzino de Oliveira, representando o ILAS – Instituto Latino Americano de Sepse, foi um dos participantes, ao lado de 48 especialistas internacionais, da elaboração da “Surviving sepsis campaign international guidelines for the management of septic shock and sepsis-associated organ dysfunction in children”.

Coordenadora Científica do ILAS é premiada no SCCM 2020

A médica brasileira e coordenadora científica do ILAS – Instituto Latino Americano de Sepse, Dr. Flávia Machado, foi agraciada com o Prêmio Asmund Laerdal Memorial Lecture Award, pela sua trajetória, durante o 49th Annual Meeting of the Society of Critical Care Medicine, que aconteceu em fevereiro desse ano, em Orlando (EUA).

ILAS publica estudo de precisão preditiva do escore qSOFA na sepse no Brasil

Quando da publicação das novas definições de sepse, o Sepse 3, uma nova ferramenta foi proposta para ajudar a identificar pacientes com maior risco de deterioração, o qSOFA. Embora tenha sido validada apenas como um escore de gravidade, ele passou a ser usado em muitos locais como ferramenta de triagem para sepse.

Estudo sobre mortalidade global por sepse é publicado no The Lancet

A médica e coordenadora científica do ILAS – Instituto Latino Americano de Sepse, Dra. Flávia Machado, é uma das autoras do estudo “Global, regional, and national sepsis incidence and mortality, 1990–2017: analysis for the Global Burden of Disease Study”, publicado em janeiro de 2020, em um dos periódicos de saúde mais importantes do mundo, The Lancet.

Brasileira foi a vencedora do Prêmio Jovem Pesquisador 2020

A Dra. Monique Michels, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), foi a vencedora do Prêmio Jovem Pesquisador 2020. O Prêmio é uma iniciativa do Instituto Mérieux e Instituto Latino Americano de Sepse – ILAS. A cerimônia de premiação ocorrerá no XVII Fórum de Sepse, que foi postergado para os dias 20 e 21 de maio de 2021.