Instituto Latino Americano de Sepse – Sepse em Foco - Nº 18 - Abril - 2019
 

SPREAD Ped

O estudo de perfil epidemiológico da sepse em unidades de terapia intensiva pediátricas de hospitais brasileiros, o SPREAD Ped,teve a coleta de dados realizada na semana do dia 25 a 29 de março. As instituições brasileiras participantes escolheram um dia dessa semana para acompanhar os casos de sepse em suas UTIs.

Estudos epidemiológicos são de grande importância para avaliar a incidência de determinada doença e, assim, auxiliar no direcionamento de políticas de saúde pública.

O objetivo primário do SPREAD Ped é avaliar a prevalência, a adequação do  tratamento  e  a  mortalidade  da  sepse  grave  e  choque  séptico  nas  unidades de  terapia  intensiva  pediátricas(UTIPs)dos  hospitais  brasileiros  em  todas  as regiões  do  país.  Entre  os  objetivos  secundários  temos:a  determinação  da mortalidade  e  os  fatores  a  ela  associados,  a  avaliação  da  disponibilidade  de recursos  nessas  instituições  e  a  identificação  de  possíveis  diferenças  entre  as regiões geográficas e entre hospitais ligados prioritariamente ao Sistema Único de  Saúde(SUS)e  aqueles  ligados  a  saúde  suplementar.

Clique aqui para saber mais sobre o Projeto - SPREAD Ped.

O estudo SPREAD Neo, que avaliará a prevalência e mortalidade por sepse neonatal no Brasil, também está em andamento, e tem a coleta de dados planejada para o fim de 2019.

Clique aqui para saber mais sobre o Projeto - SPREAD Neo.

  Voltar