Instituto Latino Americano de Sepse – Sepse em Foco - Nº 07 - Setembro - 2016
 
ILAS mobilizou 14 cidades brasileiras no Dia Mundial da Sepse
 
Em 13 de setembro – DIA MUNDIAL DA SEPSE -, o Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS) mobilizou catorze cidades brasileiras (São Paulo, Belo Horizonte, Blumenau, Brasília, Goiânia, Maceió, Manaus, Palmas, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, Vitória e Teresina), com ação de conscientização sobre a síndrome junto à população, em locais de grande circulação, como rodoviárias, terminais de ônibus e metrô, aeroporto e parques públicos.

Na ocasião, foi distribuída uma História em Quadrinho (CLIQUE AQUI), criada pelo ILAS, que retrata de forma simples a questão da importância do rápido diagnóstico, permitindo o entendimento por leigos. Nesse dia, também, profissionais de saúde ficaram à disposição da população para responder às dúvidas.
Especificamente em São Paulo, as ações ocorreram em dois dias: 11 e 13 de setembro. Nessa capital também foram afixados cartazes nos vagões do Metrô na Linha Azul e da Linha Vermelha durante todo o mês de Setembro.
O ILAS também encaminhou a mais de 1.700 instituições de saúde a HQ, para ser distribuída aos pacientes e familiares, e material específico para os profissionais de saúde do pronto-socorro e das unidades de terapia intensiva (UTI).
Ao todo foram entregues 310 mil HQ, 175 mil flyers e dois mil cartazes para as instituições de saúde. “Além de nossas ações, muitas instituições de saúde e faculdades de medicina e enfermagem em todo país entraram em contato conosco para receberem materiais, que contribuíram para as atividades científicas e destinadas a pacientes, organizadas em suas unidades. Foi uma grande mobilização”, disse Dra. Flávia Machado, consultoria científica do ILAS.

Rede Social – A Fanpage Oficial do Dia Mundial da Sepse (www.facebook.com/diamundialdasepse) recebeu uma atenção especial no período. Durante 30 dias, foi criada a Rota do Sucesso – ferramenta de publicidade do canal – com o objetivo de divulgar a síndrome que mata mais do que infarto e alguns tipos de câncer. O resultado foi surpreendente: de 19 mil curtidores, a Fanpage atingiu a marca de mais de 41 mil curtidores.
“O ILAS criou e disponibilizou na Fanpage do Dia Mundial da Sepse um vídeo para leigos, no intuito de ajudar a entender a sepse. O post foi visualizado por mais de 161 mil pessoas, curtidas por mais de 2.700 e compartilhado por mais de seis mil internautas”, comemora Dra. Flávia Machado. O material está disponível no Canal YouTube. CLIQUE AQUI para assistir.

Sepse na Mídia – Mais uma edição do Dia Mundial da Sepse no Brasil foi sucesso na mídia. Canais de comunicação de todo Brasil divulgou e acompanhou as ações nas 14 cidades. Ao todo foram mais de 600 matérias veiculadas em apenas 20 dias.
“O apoio da imprensa tem sido muito importante na conscientização da sepse em nosso país. Todos os anos, os principais jornais televisivos, emissoras de rádios e jornais das regiões, onde acontecem as ações, abraçam a nossa causa, e para atender a demandas da imprensa em todo país, contamos sempre com a colaboração de profissionais de saúde locais”, disse Dr. Luciano Azevedo, presidente do ILAS.

Apoiadores -  A Diretoria do ILAS agradece às instituições que apoiaram o Dia Mundial da Sepse divulgando entre seus associados e em seus canais de comunicação as ações e os materiais. Foram elas: AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira, ABRAMEDE – Associação Brasileira de Medicina de Emergência, ABRAMURGEM – Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência, ABENTI – Associação Brasileira de Enfermagem e Terapia Intensiva, SBI – Sociedade Brasileira de Infectologia, CFM – Conselho Federal de Medicina, Cofen – Conselho Federal de Enfermagem e Coren do Distrito Federal, de Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

 
  Voltar