Instituto Latino Americano de Sepse – Sepse em Foco - Nº 05- Março - 2016
 
 
 
Dra. Flávia Machado participa do evento do ISF e leva a marca ILAS
Esse ano, o International Sepsis Forum ocorreu simultaneamente ao 22nd Annual Conference of Indian Society of Critical Care Medicine, de 5 a 7 de fevereiro, na Índia, Agra. Dra. Flávia Machado, consultora científica do ILAS, ministrou cinco aulas durante o encontro.

Segundo Dra. Flávia, a programação científica foi bastante pertinente e abordou temas relevantes sobre a medicina intensiva e, em especial, sepse. “Derek Angus (EUA) discutiu sobre desenhos mais modernos de estudos clínicos que possam definitivamente responder perguntas sobre o tema sepse, enquanto Kathy Rowan (Reino Unido) abordou as diferenças sobre sepse ao redor do mundo e as dificuldades de se ter um entendimento da epidemiologia, visto que variam as definições e também os parâmetros de gravidade da sepse no mundo”, disse.

Em uma das aulas ministradas, a médica brasileira abordou a melhoria de qualidade. Nessa sessão, Dra. Flávia Machado teve a oportunidade de apresentar as lições aprendidas no Brasil e a atuação do ILAS – Instituto Latino Americano de Sepse em relação à questão. Outro momento destacado pela profissional foi a apresentação do Estudo Check-list, do qual o ILAS também participou, mas que foi fundamentalmente conduzido pela BRICNet, junto com o HCor – Hospital do Coração e o Hospital Samaritano de São Paulo e o Instituto Dor de pesquisa e ensino do Rio de Janeiro.

 
  Voltar