Instituto Latino Americano de Sepse – Sepse em Foco - Nº 08 - Dezembro - 2016
 
Estudo multicêntrico sobre sepse vence Prêmio Roberto Mário Clausi
 
O trabalho "Is qSOFA an adequate tool to identify sepsis? A Brazilian multicenter study" foi o vencedor do Prêmio Roberto Mário Clausi – Categoria Sepse, oferecido pelo XXI Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, XI Congreso Panamericano e Ibérico de Medicina Crítica y Terapia Intensiva e VII Congreso Panamericano e Ibérico de Enfermería Intensiva, que aconteceram de 9 a 12 de novembro, em Porto Alegre.

Os autores Flávia Ribeiro Machado, Glauco Adrieno Westphal, Alexandre Biasi Cavalcanti, Juliana Lubarino Amorim de Souza, Aline Bossa, Mariana Barbosa Monteiro, Antonio Tonete Badi e Luciano Cesar Pontes de Azevedo convidaram a rede de hospitais do ILAS – Instituto Latino Americano de Sepse, para coletar prospectivamente entre os meses de maio e outubro os dados relativos ao qSOFA de todos os pacientes com sepse ou choque séptico. Os resultados, apresentado aos participantes do CBMI-Pan no dia 10 de novembro pela Dra. Flávia Machado, mostram que mais de 60% dos pacientes têm esse escore negativo e ainda apresentam alta letalidade, sugerindo que o mesmo não é apropriado para identificação de pacientes com sepse.


Outra participação importante no evento nacional da AMIB foi do presidente do ILAS, Dr. Luciano Cesar Azevedo, com a apresentação do estudo realizado na UTI do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, publicado no Annals of Intensive Care, onde se mostrou que as novas definições de sepse, o Sepsis 3.0, realmente selecionam uma população mais grave. Essa era exatamente a preocupação antecipada pelo ILAS quando da publicação das novas definições.


Estande ILAS – O ILAS também marcou presença no CBMI-Pan na Área de Exposição com um estande.  Durante os quatro dias de evento, a enfermeira e coordenadora de protocolo sepse Mariana Barbosa Monteiro atendeu aos participantes que buscavam informações sobre os trabalhos do Instituto e sobre o XIV Fórum Internacional de Sepse, que acontecerá nos dias 4 e 5 de maio, em São Paulo.


Voltar