Instituto Latino Americano de Sepse – Sepse em Foco - Nº 06 - Junho - 2016
 
 
 
ILAS recebe o Sepsis Global Awards
O ILAS - Instituto Latino Americano de Sepse é um dos vencedores do Sepsis Global Awards 2016. A entidade foi agraciada na categoria "Organizações - Países em Desenvolvimento". O prêm io, concedido pela GSA - Global Sepsis Alliance, reconhece as principais realizações de governos, organizações e indivíduos, de acordo com os objetivos da Declaração Mundial de

Sepse e do movimento Dia Mundial da Sepse, que trabalham na conscientização sobre o tema junto à população e aos profissionais de saúde, assim como na realização de ações que contribuam com a diminuição da sepse.

São objetivos da GSA a redução da incidência de sepse em pelo menos 20% até 2020 e a melhora das taxas de sobrevivência entre as crianças (incluindo recém-nascidos) e os adultos em 10% em relação aos índices de 2012. Atualmente, 30 milhões de pessoas são diagnosticadas com sepse no mundo, sendo que oito milhões vão a óbito. Segundo dados levantados pela GSA, os melhores centros médicos dobraram as chances de sobrevivência dos pacientes simplesmente pelo diagnóstico e resposta rápida ao tratamento. No entanto, somente entre 10-30% dos pacientes com sepse recebem excelente atendimento. Para evitar a sepse e para fornecer os melhores cuidados em todo o mundo é preciso um esforço conjunto por parte dos prestadores de cuidados de saúde, autoridades de saúde, os governos e a Organização Mundial de Saúde. Uma melhor compreensão por parte do público da sepse como a via final comum da doença devido a infecção também é essencial para impulsionar a melhoria.

“É muito importante esse reconhecimento para todos que trabalham na conscientização e pesquisas sobre a sepse. Ao logo dos anos, a equipe do ILAS tem desenvolvido importantes ações pelo país para tornar a síndrome mais conhecida e, também, para implantar protocolo de atendimento à sepse em diversas instituições de nosso país”, finalizou Dr. Luciano Azevedo.

 
  Voltar