Instituto Latino Americano de Sepse – Sepse em Foco - Nº 17 - Dezembro - 2018
 

ILAS participa do board da Pediatric Surviving Sepsis Campaing

Em novembro (16 e 17), aconteceu no Canadá mais uma reunião do board da Pediatric Surviving Sepsis Campaing. O ILAS foi representado pelo Dr. Claudio Flauzino, que nos contou que o objetivo do grupo, que conta com cerca de 40 especialistas do mundo todo, é preparar um material específico com a abordagem na pediatria. A escolha dos profissionais para compor o time tem como relevância pesquisas publicadas sobre o tema sepse em pediatria.

"É de extrema importância a preparação desse documento, pois sepse e choque séptico são situações muito presentes nas emergências e unidades de terapia intensiva neonatal e pediátrica. Contar com um protocolo e orientações práticas de como lidar com essas situações, certamente, contribuirá com o diagnóstico precoce e tratamento da síndrome", disse Dr. Claudio.

Dr. Claudio salienta que o contato com profissionais de diferentes partes do mundo, que vivem realidades diferentes da nossa, é fundamental para se preparar um material que seja assertivo em diferentes situações. O início dos trabalhos foi em janeiro de 2017 e a publicação do documento está prevista para janeiro de 2020.

O ILAS também está preparando novidades importantes para o tratamento da sepse na pediatria. Uma delas é a atualização do Protocolo de Pediatria, que em breve estará disponível no site do Instituto. Para o primeiro trimestre de 2019, está previsto o lançamento do Software de Coleta de Dados Pediátricos e, em março, deve iniciar a coleta de dados para a elaboração do SPREAD em Pediatria.

Para saber mais sobre o ILAS acesse www.ilas.org.br

  Voltar