Instituto Latino Americano de Sepse – Sepse em Foco - Nº 16 - Outubro - 2018
 
 
Palestras, simpósios e panfletagem marcaram o Dia Mundial da Sepse

Mais um ano, o ILAS – Instituto Latino Americano de Sepse desenvolveu ações e materiais de conscientização sobre a síndrome à população e profissionais de saúde para marcar o Dia Mundial da Sepse, ocorrido em 13 de setembro.

Em São Paulo, Capital, o Dr. Luciano Azevedo, presidente do ILAS, foi um dos palestrantes do “Encontro Sobre a Sepse” que aconteceu na Câmara Municipal de São Paulo. O evento foi aberto ao público e contou com a participação também de funcionários da Câmara. “Esse tipo de ação é muito importante, pois o conhecimento do público brasileiro sobre a sepse ainda é bastante restrito. Campanhas de esclarecimento envolvendo sociedades médicas e imprensa para o público geral devem ser realizadas para minimizar o problema, porque o reconhecimento precoce e a busca imediata de auxílio médico podem impactar e ajudar a diminuir a elevada mortalidade por sepse em nosso país”, disse Dr. Luciano Azevedo.

Dr. Luciano e a Equipe ILAS também estiveram em uma ação no Terminal Rodoviário Tietê, em São Paulo, e distribuíram materiais impressos didáticos sobre o tema, destinados à população.

Coren-SP realiza evento sobre Sepse – Outra ação bastante importante no mês da sepse foi realizada pelo Coren-SP em parceria com o ILAS. No dia 20 de setembro, aconteceu mais uma edição do evento “O Protocolo da sepse e o papel da enfermagem”. O evento foi conduzido pelas enfermeiras do ILAS Juliana Lubarino e Juana Jardim e contou com a presença da presidente do Coren-SP, Renata Pietro, na abertura do evento.

Na ocasião, as duas profissionais do ILAS apresentaram às enfermeiras presentes os dados do ILAS, que demonstram que a letalidade de pacientes em instituições públicas brasileiras é de 44,8%. As principais causas são a dificuldade de acesso ao sistema de saúde, o número inadequado e o despreparo dos profissionais para atendimento e o tratamento inadequado, entre outros.

DMS pelo Brasil – Com o intuito de auxiliar e incentivar as diferentes instituições de saúde pelo país a promover ações no Dia Mundial da Sepse, o ILAS disponibilizou a venda de kits com materiais e camisetas para que os profissionais pudessem realizar suas ações. E deu certo!

Instituições de muitas cidades adquiriram nosso material e realizaram suas atividades, tanto para profissionais de saúde como para a população. Entre as cidades que disponibilizaram suas fotos, temos: Vitória (ES); Teresina (PI); Maceió (AL), entre outras.

Para saber mais sobre o Dia Mundial da Sepse e conhecer os novos materiais, acesse o nosso site www.diamundialdasepse.com.br

  Voltar