Instituto Latino Americano de Sepse – Sepse em Foco - Nº 13 - Dezembro - 2017
 
 
2017: um ano desafiador. Estamos prontos para 2018!

O ano de 2017 foi de muitos desafios para o ILAS, assim como para a economia e política do nosso país. Mas, com muita dedicação e união da nossa equipe e de todos os nossos parceiros, conseguimos superá-los e realizar muitos feitos em prol da pesquisa, ensino e prevenção da sepse em nosso país.

Encerramos o ano com muitas vitórias para todos e, com certeza, cada um de vocês teve um papel fundamental em todo o processo. Portanto, gostaríamos de compartilhar esses resultados e dizer que as expectativas para 2018 são muito boas!

Nosso Fórum foi sucesso de público, com mais de 600 inscritos e, principalmente, contou com renomados profissionais e pesquisadores nacionais e internacionais que contribuíram para que pudéssemos oferecer aos participantes conteúdo científico de altíssima qualidade.

Tivemos também excelentes ações junto à população e aos profissionais de saúde no Dia Mundial da Sepse, que esse ano contou com a participação e envolvimento de profissionais em 17 cidades brasileiras: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Blumenau (SC), Goiânia (GO), Brasília (DF), Maceió (AL), Palmas (TO), Manaus (AM), Teresina (PI), Salvador (BA), São Luís (MA), Vitória (ES), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e João Pessoa (PB).  O ILAS também enviou folders e cartaz sobre sepse para 280 hospitais de todos os estados brasileiros, que nos solicitaram.

Para a ocasião, criamos duas paródias, uma história em quadrinhos voltada para diagnóstico de sepse pediátrica e promovemos o I Concurso Cultural, com o objetivo de incentivar a divulgação do Dia Mundial da Sepse, uma importante data no combate e conscientização sobre a sepse. Participaram ao todo 26 instituições, dentre hospitais e universidades. Os vencedores foram contemplados com inscrições cortesia para o XV Fórum de Sepse de 2018 e com kits sepse, composto por camiseta, mousepad, bottons e canetas com o logo da campanha 2017.

Os representantes do ILAS também marcaram presença em importantes eventos nacionais e internacionais.

Em parceria com a Sociedade Chilena de Medicina Intensiva, promovemos o Primer Simposio Internacional de Sepsis, dentro do Congreso Otoño 2017, realizado em Santiago, no Chile, entre os dias 18 e 21 de abril de 2017, com participação dos doutores Thiago Lisboa e Luciano Azevedo, e da Dra. Flávia Machado.

Ainda em abril, o ILAS foi representado por Aline Bossa no Next Frontiers to cure cancer – AC Camargo, com as palestras: “Sepse: utilização do protocolo na redução de mortalidade” e “Case de sucesso: Sepse”.

Outra atuação igualmente importante foi a promoção do Simpósio sobre Sepse no 11º CONNEMI – Congresso Norte Nordeste de Medicina Intensiva, em 1º de junho, com participação da Dra. Flávia Machado, Dr Luciano Azevedo e Enfa Mariana Barbosa.

Destacamos ainda a elaboração da Nota Técnica a respeito da "Associação entre Sistema Manchester de Classificação de Risco e Protocolo de Sepse", elaborada pelo Grupo Brasileiro de Risco e o Instituto Latino Americano de Sepse. Confira aqui a íntegra do documento.

O ILAS já começa a pensar em 2018 e a sua parceria é muito importante para nós!

Assim, desejamos a todos os nossos parceiros um feliz 2018, mantendo nosso compromisso na luta contra a sepse.

  Voltar