Curso Amib - ILAS

Trata-se de um curso de imersão da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) em parceria com o Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS), idealizado em 2006. O curso é pautado dentro do espírito de uma campanha nacional para divulgação de conhecimentos sobre a sepse.

O objetivo principal é fornecer aos profissionais que atuam em terapia intensiva, medicina de urgência ou setores com alta incidência de infecções graves informações gerais e as diretrizes atuais do tratamento da sepse.

Foi elaborado por um board de especialistas e conta hoje com uma coordenação composta pelos seguintes profissionais:

  • Pelo ILAS – Dra. Flavia Machado
  • Pela AMIB – Dr. Rodrigo Azevedo

Nos moldes dos cursos de imersão AMIB, o curso tem a duração de dois dias. Dentro da implementação da Campanha de Sobrevivência a Sepse, o curso tem um formato reduzido, passível de ser dado em um dia. Foi elaborada apostila contendo os temas tratados durante o curso. O curso consiste numa parte teórica e outra teórico-prática, envolvendo discussão de casos clínicos. O número ideal de participantes para o curso de dois dias é de 30-40. No caso dos cursos de um dia, ele pode ser dado para um maior número de participantes.

O programa contempla os seguintes temas: introdução – conceitos, epidemiologia, fisiopatogenia, importância da terapia precoce, abordagem do agente infeccioso, abordagem da hipoperfusão, uso de hemoderivados, uso de corticóides, controle glicêmico, ventilação mecânica, analgesia e sedação, suporte nutricional, implantação da Surviving Sepsis Campaign no Brasil, discussão de casos clínicos.

O curso é o continuamente renovado levando em consideração as modificações das diretrizes para tratamento. Constitui assim uma excelente oportunidade de atualização para todos os profissionais envolvidos no tratamento de pacientes críticos.

O organização dos cursos é da AMIB e há custos envolvidos. Se você estiver interessado, dentro do processo de implementação da campanha, o contato pode ser feito com o ILAS, por meio do email secretaria@ilas.org.br. Caso seu interesse seja pelo curso formal de dois dias, entre em contato diretamente com a AMIB, no email cursos@amib.org.br.

Ajude o ILAS no combate a sepse no Brasil.
Faça uma doação e contribua para divulgar sepse em todo o país